Como funciona uma usina de energia solar

12/4/2021

A energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Entender como funciona uma usina de energia solar é essencial para inserir a energia limpa e renovável no novo cenário que se desenha no país e no mundo.

Atualmente, o Brasil tem sua maior fonte de produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas e termelétricas. No entanto, as usinas de energia solar tendem a ganhar espaço em território nacional. Afinal, o alto custo para se manter as opções que são utilizadas e a escassez de chuvas, têm contribuído para o investimento no setor.

Mas, você sabe como é uma usina de energia solar e como ela funciona? Quais são as vantagens de se utilizar essa fonte de energia para residências, comércios e empresas? Veja a seguir essas informações e entenda a razão pela expansão das usinas de energia solar no país.

O que é?

As usinas de energia solar, têm como objetivo a produção e venda de energia elétrica originada da luz do sol. Dessa forma, ela é responsável pela distribuição da energia em alta tensão, para o uso da mesma maneira que outras energias atualmente utilizam. Elas utilizam de um recurso renovável para produzir a energia a ser consumida em casas e comércios de diferentes localidades.

Como funciona uma usina de energia solar?

A produção de energia é originada dos painéis fotovoltaicos. Eles são os responsáveis por transformar a luz do sol em energia elétrica. Normalmente, as usinas são instaladas sobre o solo e são mais comuns em regiões em que o calor é predominante.

Após a produção da energia pelos painéis solares, a eletricidade é então convertida em corrente alternada. Após esse processo, a energia elétrica é distribuída para os locais de consumo.  

Vantagens da energia solar

Entre as principais vantagens para o uso de energia solar e a expansão das usinas de produção da mesma, está principalmente no uso de energia renovável e não poluente. Além disso, ela permite que a sustentabilidade seja adotada, inclusive na produção de energia e reduz consideravelmente o valor pago pelo consumidor pela energia consumida.

Por utilizar fonte limpa e renovável, a produção não emite gases de efeito estufa. Ou seja, não polui o meio ambiente. Sendo assim, contribui para a preservação do planeta e diminui o nível de poluição. Além disso, a durabilidade da usina de energia solar pode chegar a 25 anos, com necessidade mínima de manutenção.

Além disso, a usina de energia solar ocupa pouco espaço de instalação. Dessa forma pode ser inserida em pequenos espaços, produzindo energia solar para diferentes públicos. Seja para empresas ou residências, o formato pode ser adaptado para a capacidade de uso local da energia elétrica.

A 99 Energia conecta sua empresa a toda essa tecnologia e benefícios. Seja nosso cliente e comece a economizar com os gastos de energia da sua companhia enquanto contribui para impactos positivos no meio ambiente! Clique aqui e confira a disponibilidade!

Economize.
Sem nenhum compromisso ou investimento, converse com a gente para ver quanto pode economizar e impactar positivamente o meio ambiente!
COMECE JÁ