CRESCIMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

8/10/2021

Todos sabemos que os recursos naturais da Terra estão se esgotando, e que quaisquer cuidados que podemos ter ainda são poucos. Também é sabido que uma das maiores contribuições que a sociedade pode fazer para o meio ambiente é a economia de energia elétrica. Mas como colocar isso em prática, em um país como o Brasil? 


BRASIL, O PAÍS DO SOL


Vivemos em um país que é agraciado pelo sol quase todos os dias e isso faz com que, geralmente, os verões sejam muito quentes e chuvosos, e os invernos muito secos. Porém, com as mudanças climáticas, as temperaturas se elevaram, piorando a seca. Essa seca afeta imediatamente os reservatórios de água, e consequentemente as hidrelétricas (você pode ler mais sobre isso aqui). É nesse momento que aparece a necessidade de ligar as usinas termelétricas (que são altamente poluentes). Tudo isso influencia para um gasto excessivo de recursos que já não podemos mais nos dar ao luxo de gastar. 

Pelo fato do Brasil ser um país bastante ensolarado, há uma movimentação tanto econômica quanto científica para que façamos o uso de energia solar. Além de ser de fácil instalação, os painéis fotovoltaicos não necessitam da luz solar, mas sim da radiação que o sol emite. Ou seja, pode até estar nublado, a radiação é o que importa! É isso que carrega as placas e gera a energia necessária para alimentar o seu negócio. 

O mais interessante da energia solar é que ela pode ser adquirida em qualquer lugar, seja na cidade ou no campo, basta que o equipamento seja instalado em locais estratégicos para uma maior obtenção de radiação solar. Os painéis fotovoltaicos conseguem armazenar energia até três dias, sendo uma segurança extra para uma possível mudança climática. Com o investimento tecnológico, é possível que em pouco tempo, o armazenamento desses painéis aumente. 


INVESTIMENTO PARA PAGAR MENOS 


A energia solar está crescendo tanto como uma alternativa saudável para o meio ambiente como uma alternativa saudável para o bolso. Com painéis fotovoltaicos, a diminuição dos gastos na sua conta de energia são significativos. Programas governamentais como Minha Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), contam com o sistema de energia solar, justamente com esse intuito de ir substituindo aos poucos os meios comuns por meios mais sustentáveis.


Economize.
Sem nenhum compromisso ou investimento, converse com a gente para ver quanto pode economizar e impactar positivamente o meio ambiente!
COMECE JÁ