ENERGIA SOLAR VS. ENERGIA HIDRELÉTRICA: qual traz mais vantagens ?

25/10/2021

As usinas hidrelétricas são responsáveis por mais de 50% do abastecimento de energia do Brasil, ou seja, é o nosso principal método de fornecimento de energia elétrica em todo o país. A energia solar, no entanto, é um meio que ainda está crescendo em solo brasileiro, mas já se mostra com um potencial significativo. 

IMPACTO AMBIENTAL

Se formos analisar o impacto ambiental da hidrelétrica, não temos o registro de nenhum. As usinas não poluem o meio ambiente ao gerarem energia, sem produzir nenhum tipo de gás ou resíduo poluente. Entretanto, a construção de uma usina hidrelétrica gera um impacto ambiental gigantesco. 

Por precisar criar uma represa para controlar o fluxo d’água, uma grande área próxima à hidrelétrica é inundada, acabando com parte das florestas e matando animais que viviam ali. Isso também ocasiona em uma perda de belezas naturais, que acabam sendo submersas pelas usinas. 

Temos também a época da seca aqui no Brasil, onde aparecem as bandeiras tarifárias e somos obrigados a pagar taxas extras pela energia elétrica. Isso acontece pela baixa do nível d’água nos reservatórios que alimentam tanto as hidrelétricas quanto o abastecimento de água em geral. 

Quando falamos de usinas de painéis fotovoltaicos, não há o registro de nenhum tipo de poluente emitido por esse meio de obtenção de energia. As usinas não emitem gases e nenhum resíduo. Além de apenas utilizarem a radiação solar para produzir energia, sua construção não é drástica como uma hidrelétrica. 

Pelos painéis fotovoltaicos precisarem de sol, eles podem ser instalados sobre qualquer superfície. As usinas, no entanto, são construídas em campos onde a exposição à radiação solar é maior, mas nada impede que haja uma uma fonte com menos potência e menor tamanho no meio de uma cidade, por exemplo.

Ao contrário da água em geral, a radiação solar se mantém o ano inteiro, sendo raras as vezes em que ela desaparece por completo. E mesmo assim, nos dias em que as placas fotovoltaicas não conseguem captar a radiação, elas têm um sistema de retenção de energia que dura até três dias. Ou seja, você não ficaria sem energia, e não precisaria pagar bandeiras tarifárias!

IMPACTO SOCIAL 

Como já dito antes, a hidrelétrica inunda certas partes ao seu redor para a construção de uma represa. Muitas vezes, dentro desta parte inundada está uma cidade. As pessoas são forçadas a saírem de suas casas e se mudarem para outros lugares por causa disso, deixando tudo o que construíram para trás. 

Com uma usina solar, nada mudaria. Mesmo que instalassem uma usina solar em meio à uma zona de moradia, utilizariam apenas os telhados das casas, por exemplo. O impacto social é zero. 

POTÊNCIA

É verdade que a usina hidrelétrica tem, atualmente, uma potência maior que as usinas solares, mas isso só se deve pelo fato de que a energia solar não é devidamente explorada no Brasil. Se investíssemos em placas fotovoltaicas tanto quanto em hidrelétricas, teríamos a mesma, ou até mais, potência energética vinda da radiação solar.  

Quer saber mais sobre os meios de obtenção de energia? Fizemos um texto sobre eles e você pode conferir aqui! 




Economize.
Sem nenhum compromisso ou investimento, converse com a gente para ver quanto pode economizar e impactar positivamente o meio ambiente!
COMECE JÁ