QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA LIMPA

27/9/2021

As fontes de energia limpa ajudam não somente o meio ambiente, como também a qualidade de vida do ser humano na Terra. Como já foi dito no texto sobre A Importância da Energia Limpa para o Planeta, é possível adquirir energia de forma limpa, sustentável e sem gerar impactos negativos para a natureza.

Mas quais são essas formas de energia limpa? Podemos citar, no Brasil, as seguintes:


  • Solar
  • Biomassa
  • Eólica
  • Hídrica

SOLAR

Essa é a energia renovável mais promissora dentre todas da lista. Não têm impacto algum no meio ambiente, muito menos para a sociedade. É a melhor opção tanto para a economia como para a natureza, sendo o melhor investimento a se fazer de curto a longo prazo. Além de ocupar pouco espaço, de fácil instalação, não ter nenhum impacto real na natureza e ser completamente utilizável em grandes centros urbanos, a energia solar é infinita e diminui consideravelmente o preço da conta de energia no final do mês

Placas fotovoltaicas são instaladas em lugares estratégicos, e que, alimentados por radiação solar, geram energia suficiente para alimentar comércios, empresas, indústrias, áreas rurais e residenciais. Mesmo em locais que chovem muito, essas placas conseguem armazenar energia por cerca de três dias. E é até importante frisar que as placas não necessitam da luz solar, e sim da radiação solar.

EÓLICA

Semelhante às usinas hidrelétricas, aqui o vento faz pás enormes rodarem, como um grande cata-vento, que por sua vez giram a bobina que produz eletricidade que é enviada para as cidades próximas. Os pontos negativos dessa fonte de energia é que ela só funciona em locais com muita corrente de vento.

BIOMASSA

A energia é gerada através dos gases que são expelidos pela biomassa, que consiste em vegetais descartados nas plantações, como casca de arroz e da castanha, bagaço de cana-de-açúcar, biofluidos, etc. A partir da queima da biomassa, o vapor que sobe dessa combustão gira a turbina para que a energia seja gerada e distribuída. O problema dessa geração de energia é que, na realidade, ela não é uma fonte de energia tão limpa assim. 

Ela deixa escapar para a atmosfera gases nocivos para a natureza e para a sociedade, poluindo o meio ambiente e prejudicando a vida no planeta.

HÍDRICA

A energia gerada dessas usinas é adquirida através da queda d 'água de grandes represas, que fazem girar bobinas gigantescas, gerando eletricidade. O problema real das hidrelétricas é que sua construção gera um impacto natural gigantesco, tanto social como natural, inundando cidades e pedaços de florestas, consequentemente matando a fauna e a flora.


Economize.
Sem nenhum compromisso ou investimento, converse com a gente para ver quanto pode economizar e impactar positivamente o meio ambiente!
COMECE JÁ