SAIBA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS E COMO ECONOMIZAR

4/10/2021

Hoje ouvimos falar muito sobre as bandeiras tarifárias, mas nem as informações sobre elas são tão claras. Afinal, o que elas representam, e qual é o impacto real para o nosso negócio? As bandeiras tarifárias são um método utilizado para indicar qual foi o custo excedente para que sua energia fosse gerada. Ou seja, em um mês, quanto custou para a concessionária de energia elétrica alimentar a sua casa em épocas de seca.

QUANDO AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS SÃO ACIONADAS?

Mais de 50% da energia do Brasil é gerada por hidrelétricas, mas quando passamos por um período de seca e o consumo de água e energia se mantém o mesmo, o nível dos reservatórios diminui, fazendo com que as quedas d'água fiquem mais fracas e não consigam acionar os geradores.

É neste momento que as usinas térmicas são acionadas. Como elas produzem energia a partir de fontes não renováveis e poluentes (diesel, óleo combustível ou gás), as bandeiras aparecem nesse momento como uma tarifa extra na tentativa de incentivar a economia de energia. As bandeiras sinalizam o custo desse gerador.

O QUE SIGNIFICA CADA BANDEIRA

VERDE

Quando a bandeira está verde, significa que os níveis dos reservatórios e das represas estão altos, e que não há preocupação com a seca. Não há nenhuma tarifa extra.

AMARELO

Quando essa sinalização aparece, é por que há o risco dos reservatórios começarem a entrar em níveis baixos. Com isso, alguns geradores térmicos são ligados para complementar a oferta de energia. A cobrança é proporcional ao gasto local.

VERMELHO

Os níveis de água já não são suficientes para oferecer energia para toda a população, e os geradores térmicos são ligados. O custo para mantê-los ativos é cobrado na conta de energia. A bandeira vermelha, porém, tem dois patamares: o 1 e 2. O 1 indica um grande uso de energia, mas o 2 indica um ainda maior. A conta da energia elétrica é proporcional a este consumo.

ESCASSEZ HÍDRICA

É uma nova bandeira, criada em 2021, que estipula uma taxa de R$14,90 para cada 100 kilowatt-hora (KW-h) consumidos, e entrou em vigor em setembro do mesmo ano. A medida foi necessária por causa do baixíssimo nível dos reservatórios de água do país e as faltas de chuva. 

COMO ECONOMIZAR?


Você pode fazer um conjunto de mudanças na sua empresa para gastar menos no final mês, como: 


  • Aproveite a luz natural em ambientes propícios
  • Lâmpadas de LED gastam menos 
  • Tirar eletrônicos dispensáveis da tomada
  • Verificar se não há algum tipo de fuga de energia elétrica 
  • Instale temporizadores e sensores

Acesse o nosso site e veja como a 99 Energia pode contribuir com o seu negócio, auxiliando na economia da sua conta de energia, através de  nossas usinas solares, de forma fácil, sem instalação e sem investimentos!



Economize.
Sem nenhum compromisso ou investimento, converse com a gente para ver quanto pode economizar e impactar positivamente o meio ambiente!
COMECE JÁ